Faça parte de uma das áreas que mais cresce no mercado brasileiro: Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial
O mercado brasileiro está precisando urgentemente de Gestores de Elite comprometidos, que podem promover resoluções justas, satisfatórias e ágeis.
Pense: Quanto tempo as pessoas esperam por soluções que, na maioria das vezes, não satisfazem suas reais necessidades? Apenas geram consequências negativas, emocionais e financeiras, para todos os envolvidos.
Acredite, são centenas.
E você pode ser esse agente de mudança, que irá promover a resolução de conflitos por meio da facilitação de diálogos e criação de consensos eficientes.
Em um mundo em constante evolução, as habilidades do futuro são o segredo para se destacar profissionalmente!
O relatório Future of Jobs, do The World Economic Forum, identificou as 15 soft skills do futuro do trabalho que são essenciais para prosperar e se destacar no mercado atual.
Ao se tornar um gestor de elite em mediação e conciliação judicial, você estará adquirindo competências e habilidades valiosas que vão muito além da resolução de conflitos.
E, como esta área está em constante crescimento no mercado de trabalho… Você poderá escolher entre diversas opções de atuação, seja em câmaras privadas, centros judiciários, tribunais ou empreendendo o seu próprio negócio.
Comece agora a trilhar seu caminho para crescer e ser referência como um Gestor de Elite em Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial, em um nível avançado!
As empresas e organizações estão percebendo os benefícios de evitar litígios e buscar soluções consensuais, reduzindo desgastes emocionais e altos custos processuais.
E a Formação Avançada em Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial do IMECC está aqui para te capacitar e te guiar nessa jornada rumo a uma carreira de sucesso na área jurídica e privada, com uma metodologia exclusiva, aplicada e comprovada.
O curso de Gestão de Elite em Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial proporcionará a você uma formação completa e aprofundada nesta área promissora.
Você receberá conhecimento teórico, práticas e habilidades necessárias para se destacar como um profissional do futuro.
Ao concluir a formação você também poderá fazer seu cadastro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ser visto na grade de mediadores para todo o Brasil.
A formação também habilita ao gestor atuar dentro do Poder Judiciário e, mesmo que de forma extrajudicial, ter seus acordos judicialmente homologados.
Essa é sua chance de Dominar as Habilidades-Chave do Futuro e Abrir Caminho para uma Carreira de Sucesso.
Ao se tornar um gestor de elite em mediação e conciliação judicial, você estará adquirindo competências que vão muito além da resolução de conflitos… Você estará abrindo portas para um crescimento pessoal e profissional.
Você desenvolverá habilidades valiosas, também, em várias áreas profissionais, como:
Desenvolvido pelo IMECC, o método NEXUS é uma combinação de todas as ferramentas de Gestão de Conflitos com as técnicas de autoconhecimento de personalidade e Gestão do Outro.
Combinando diferentes abordagens e recursos de diversas áreas do conhecimento, como:
Além disso, a metodologia visa trabalhar as habilidades técnicas e pessoais dos gestores, bem como promover a conscientização emocional e o autodesenvolvimento das partes, visando a geração de experiências positivas nos processos de resolução de conflitos e tomada de decisão.
A Formação de Gestão de Elite em Mediação e Conciliação Judicial é ideal para quem deseja desenvolver habilidades altamente valorizadas em diversas áreas profissionais, como:
O IMECC É A PRIMEIRA CÂMARA PRIVADA DO ESTADO DO CEARÁ A SER CREDENCIADA A FORMAR NOVOS MEDIADORES E CONCILIADORES JUDICIAIS!
O pioneirismo do IMECC no Ceará vem fazendo história e, recentemente, construímos mais um capítulo dessa trajetória junto ao Tribunal de Justiça do estado do Ceará!
Vamos juntos transformar e impactar vidas mais!
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1. Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos: Legislação brasileira. Projetos de Lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução CNJ n° 125/2010. Novo Código de Processo Civil – CPC. Lei de Mediação.
MÓDULO 2. A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos: Objetivos: acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação – CNJ. Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. A audiência de mediação do novo Código de Processo Civil. Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores.
MÓDULO 3. Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos: Panorama nacional e internacional. Autocomposição e Heterocomposição. Prisma (ou espectro) de processos de resolução de disputas: Negociação, Conciliação, Mediação, Arbitragem, Processo Judicial e Processos híbridos.
MÓDULO 4. Teoria da Comunicação/ Teoria dos Jogos: Axiomas da comunicação verbal e não verbal. Escuta Ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter-relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos. Premissas conceituais da autocomposição.
MÓDULO 5. Moderna Teoria do Conflito: Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos.
MÓDULO 6. Negociação: Conceito. Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados). Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva).
MÓDULO 7. Mediação/Conciliação: Definição e conceitualização. Conceito e filosofia. Mediação e Conciliação judicial e extrajudicial, prévia e incidental. Etapas: pré-mediação/conciliação e mediação/conciliação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (comediação/coconciliação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opções, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão).
MÓDULO 8. Áreas de utilização da mediação e da conciliação: empresarial, familiar, civil (consumerista, trabalhista, previdenciária etc.), penal e Justiça Restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento.
MÓDULO 9. Interdisciplinaridade da mediação: Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito.
MÓDULO 10. O papel do mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na mediação: Os operadores do Direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público etc.) e a mediação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na mediação. Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez e desrespeito.
MÓDULO 11. Ética de mediadores e conciliadores: O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação. Código de Ética.
I – CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO JUDICIAL
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1. Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos: Legislação brasileira. Projetos de Lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução CNJ n° 125/2010. Novo Código de Processo Civil – CPC. Lei de Mediação.
MÓDULO 2. A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos: Objetivos: acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação – CNJ. Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. A audiência de mediação do novo Código de Processo Civil. Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores.
MÓDULO 3. Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos: Panorama nacional e internacional. Autocomposição e Heterocomposição. Prisma (ou espectro) de processos de resolução de disputas: Negociação, Conciliação, Mediação, Arbitragem, Processo Judicial e Processos híbridos.
MÓDULO 4. Teoria da Comunicação/ Teoria dos Jogos: Axiomas da comunicação verbal e não verbal. Escuta Ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter-relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos. Premissas conceituais da autocomposição.
MÓDULO 5. Moderna Teoria do Conflito: Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos.
MÓDULO 6. Negociação: Conceito. Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados). Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva).
MÓDULO 7. Mediação/Conciliação: Definição e conceitualização. Conceito e filosofia. Mediação e Conciliação judicial e extrajudicial, prévia e incidental. Etapas: pré-mediação/conciliação e mediação/conciliação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (comediação/coconciliação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opções, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão).
MÓDULO 8. Áreas de utilização da mediação e da conciliação: empresarial, familiar, civil (consumerista, trabalhista, previdenciária etc.), penal e Justiça Restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento.
MÓDULO 9. Interdisciplinaridade da mediação: Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito.
MÓDULO 10. O papel do mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na mediação: Os operadores do Direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público etc.) e a mediação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na mediação. Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez e desrespeito.
MÓDULO 11. Ética de mediadores e conciliadores: O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação. Código de Ética.
II – CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO EXTRAJUDICIAL
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1 – Aportes sobre a Gestão de Conflitos no Brasil: O Poder Judiciário e o acesso à Justiça. Aportes legais sobre a gestão de conflitos. Resolução n.º 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça. Lei de Mediação. Código de Processo Civil. Estratégia Nacional de Não Judicialização. Estrutura da Política Autocompositiva e sua interseção com os mecanismos extrajudiciais. Fluxograma da Gestão de conflitos extrajudiciais.
MÓDULO 2 – A Política Judiciária de Tratamento Adequado De Conflitos: O conflito. Conceituação. Tribunal multiportas. Negociação. Conciliação. Mediação. Práticas colaborativas. Adjudicação/Tradicional. Os conciliadores e mediadores. Código de ética de conciliadores e mediadores. Princípios da Mediação e da Conciliação.
MÓDULO 3 – As fases da Mediação Extrajudicial e suas técnicas: Preparando ambiente. Sessões presenciais. Sessões virtuais. Pré-mediação. Declaração de abertura. Rapport. Reunião de informações. Empatia. Paráfrase. Validação. Resumo. Esclarecimento das informações. Agenda. Geração de opções. Perguntas. Inversão de Papeis. Teste de Realidade. Acordo
MÓDULO 4 – Vivenciando a prática e empreendendo com Gestão de Conflitos Extrajudicial: Noções básicas para o desenvolvimento do serviço de gestão de conflitos privado. Áreas de atuação. Elaboração de documentos essenciais. Empreendedorismo para a gestão de conflitos.
I – CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO JUDICIAL
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1. Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos: Legislação brasileira. Projetos de Lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução CNJ n° 125/2010. Novo Código de Processo Civil – CPC. Lei de Mediação.
MÓDULO 2. A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos: Objetivos: acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação – CNJ. Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. A audiência de mediação do novo Código de Processo Civil. Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores.
MÓDULO 3. Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos: Panorama nacional e internacional. Autocomposição e Heterocomposição. Prisma (ou espectro) de processos de resolução de disputas: Negociação, Conciliação, Mediação, Arbitragem, Processo Judicial e Processos híbridos.
MÓDULO 4. Teoria da Comunicação/ Teoria dos Jogos: Axiomas da comunicação verbal e não verbal. Escuta Ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter-relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos. Premissas conceituais da autocomposição.
MÓDULO 5. Moderna Teoria do Conflito: Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos.
MÓDULO 6. Negociação: Conceito. Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados). Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva).
MÓDULO 7. Mediação/Conciliação: Definição e conceitualização. Conceito e filosofia. Mediação e Conciliação judicial e extrajudicial, prévia e incidental. Etapas: pré-mediação/conciliação e mediação/conciliação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (comediação/coconciliação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opções, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão).
MÓDULO 8. Áreas de utilização da mediação e da conciliação: empresarial, familiar, civil (consumerista, trabalhista, previdenciária etc.), penal e Justiça Restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento.
MÓDULO 9. Interdisciplinaridade da mediação: Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito.
MÓDULO 10. O papel do mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na mediação: Os operadores do Direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público etc.) e a mediação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na mediação. Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez e desrespeito.
MÓDULO 11. Ética de mediadores e conciliadores: O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação. Código de Ética.
II – CURSO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO EXTRAJUDICIAL
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1 – Aportes sobre a Gestão de Conflitos no Brasil: O Poder Judiciário e o acesso à Justiça. Aportes legais sobre a gestão de conflitos. Resolução n.º 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça. Lei de Mediação. Código de Processo Civil. Estratégia Nacional de Não Judicialização. Estrutura da Política Autocompositiva e sua interseção com os mecanismos extrajudiciais. Fluxograma da Gestão de conflitos extrajudiciais.
MÓDULO 2 – A Política Judiciária de Tratamento Adequado De Conflitos: O conflito. Conceituação. Tribunal multiportas. Negociação. Conciliação. Mediação. Práticas colaborativas. Adjudicação/Tradicional. Os conciliadores e mediadores. Código de ética de conciliadores e mediadores. Princípios da Mediação e da Conciliação.
MÓDULO 3 – As fases da Mediação Extrajudicial e suas técnicas: Preparando ambiente. Sessões presenciais. Sessões virtuais. Pré-mediação. Declaração de abertura. Rapport. Reunião de informações. Empatia. Paráfrase. Validação. Resumo. Esclarecimento das informações. Agenda. Geração de opções. Perguntas. Inversão de Papeis. Teste de Realidade. Acordo
MÓDULO 4 – Vivenciando a prática e empreendendo com Gestão de Conflitos Extrajudicial: Noções básicas para o desenvolvimento do serviço de gestão de conflitos privado. Áreas de atuação. Elaboração de documentos essenciais. Empreendedorismo para a gestão de conflitos.
III – TÉCNICAS, FERRAMENTAS E HABILIDADES EM GESTÃO DE CONFLITOS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1 – Habilidades essenciais ao gestor de conflitos: Conceitos de Gestão de conflitos. Habilidades autocompositivas. Habilidades criativas. Habilidades negociais. Habilidades comunicativas. Habilidades gerenciais. Habilidades quanto ao conflito
MÓDULO 2 – Tipos de Mediação e suas utilizações: Mediação Linear. Mediação Transformativa. Mediação Circular Narrativa
MÓDULO 3 – Rapport Efetivo: Pré-mediação. Contrato psicológico. Cuidados para um bom rapport. Declaração de abertura efetiva. Escuta ativa em seus graus de densidade. Empatia.
MÓDULO 4 – Neurolinguística aplica a gestão: Processo do inconsciente. Gestão da emoção. Reconhecendo os gatilhos. Técnicas de neurolinguística
MÓDULO 5 – Método não violento de comunicação: Aportes sobre comunicação não violenta. Construção de paráfrases e Reformulações. Resumos efetivos.
MÓDULO 6 – A Arte de fazer perguntas: Tipos de perguntas e sua utilização. Como elaborar perguntas.
MÓDULO 7– Despertando a Criatividade: Utilização do Braistornig. Utilização e metáforas.
IV – AUTODESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO GESTOR DE CONFLITOS
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO 1. Crenças limitantes. O que são crenças limitantes e crenças fortalecedoras? Identificando e ressignificando crenças limitantes. Compreendendo os níveis de crenças e como elas impactam na gestão de conflitos.
MÓDULO 2. Mindset. Quebrando padrões e desenvolvendo um novo mindset.
MÓDULO 3. Consciência emocional. Desenvolvendo a consciência emocional no processo dialógico.
MÓDULO 4. Visão sistêmica dos conflitos.
MÓDULO 5. Triângulo Dramático.
MÓDULO 6. Ordens da ajuda na gestão de conflitos.
MÓDULO 7. O Gestor de Conflitos: O facilitador e seu lugar de força.
Áreas onde o profissional de mediação pode atuar
15 horas de aulas bônus e vídeos surpresas
Título de Conciliador e Mediador Judicial emitido pelo Tribunal de Justiça do Ceará e pelo INFAM
Viva toda a experiência do CONEXUS
Acompanhamento avançado durante toda a formação: Online e Presencial
Título de Mediador Extrajudicial pelo IMECC
Você fará conexões com pessoas das mais diversas áreas